Acupuntura Tratamento Figado

A importância do fígado para o bom funcionamento do nosso corpo





         Sejamos sinceros: 

Quem, no dia-a-dia, lembra que tem um fígado? A não ser que já se tenha tido algum tipo de problema hepático, as pessoas não costumam se preocupar com ele - o maior órgão interno do nosso corpo . 
Se eu pedir nesse momento que você coloque a mão sobre o seu fígado, quantas pessoas saberão com certeza onde ele está? Pra quem tem dúvida, imagine uma linha dividindo o seu abdômen em quadro partes iguais: o fígado está localizado no quadrante superior direito, protegido pelas costelas, e pesa entre 1,5 kg e 2 kg.

Geralmente, o fígado é lembrado apenas em piadas daqueles que gostam de tomar "umazinha" . Mas por mais que se saiba que as bebidas alcoólicas o prejudicam, ninguém costuma levar isso muito a sério. Afinal, apesar de progressivo, o dano é tão lento que nem se percebe. Além disso, esse é o tipo de coisa que só acontece aos outros, nunca com a gente, não é verdade? 
 O fato é que não percebemos o fígado, porque ele trabalha mudo e sofre calado.           E o que o seu fígado faz mesmo? ( Usina de processamento para eliminação do lixo tóxico) limpa o sangue desintoxica o organismo, barra a ação de fungos e bactérias que causam infecções e produz a bile que dissolve gorduras.   Trabalha... e trabalha muito! E não reclama nem mesmo quando o sobrecarregamos com as besteiras que comemos, com as drogas que ingerimos (a maior parte de nós costuma tomar mais remédios do que deveria) 

Raiva? Pois é, quando cultivamos sentimentos como a raiva, a irritação, a amargura e o ódio, o cérebro libera uma toxina que (como as outras toxinas) é processada no fígado. Existe fundamentação científica nisso?     Não sei, só sei que já li em diferentes fontes sobre a tese de que as emoções nos afetam fisicamente - e acredito nela.  

O fato é que o fígado está lá, trabalhando para nos manter vivos, sem que a gente sinta, sem que a gente perceba, sem que a gente lembre...   Isso é muito bom (uma preocupação a menos!), mas também pode ser ruim, a medida que não somos alertados quando o fígado está sobrecarregado - não se sente dor no fígado, porque ele não possui nervos. E, sem ciência do problema, não tomamos os cuidados necessários. Não preciso nem dizer o que acontece quando o fígado pára de funcionar, né? É aí, quando o fígado já está bem comprometido, que ele começa a pedir socorro e a gente passa a sentir alguns sintomas 
O problema é que, muitas vezes, pode ser tarde demais. A idéia é essa mesma, mostrar que não é porque você acha que seu fígado vai bem, que ele realmente vai.   De qualquer forma, independente de ter alguma doença hepática, será que não é hora de prestar um pouquinho mais de atenção em seu fígado? Hoje em dia, até crianças  tem esteatoses (fígado gorduroso). Esse dado é alarmante!

Um bom começo é cuidar da alimentação e manter um estilo de vida saudável - não só seu fígado, mas o corpo todo agradece. E já que as emoções também afetam o fígado, é legal tentar manter o bom humor - as pessoas a sua volta também agradecem   (rs!).   Seu fígado e  responsável por aproximadamente 5.000 (cinco mil) funções vitais, produzindo a grande maioria das substâncias essenciais para manter funcionando o resto do teu organismo. E uma verdadeira  usina química . Produz  a bile que é levada ao intestino delgado para se juntar ao processo de digestão. Mantem as reservas de ferro que tu necessitas, bem como as vitaminas e outros minerais. Também produzo hormônios, proteínas e enzimas que mantêm teu corpo funcionando normalmente.Tenho participação na produção de substâncias que ajudam o sangue a coagular e um papel importante na decomposição do colesterol e de medicamentos. Sem ele não terias forças para levar tua vida adiante! Armazena todas as toxinas, venenos, álcool, substâncias químicas e drogas que entram em teu corpo. Sua  função é quebrar quimicamente estes venenos, de modo que possam ser mais facilmente eliminadas pelos rins( mais tarde escreverei sobre os rins ) e pela pele.  Reserva energia, como uma bateria, armazenando açúcar (carboidratos e gorduras) até que dele necessites, e quem alimenta o teu cérebro de energia e o faz funcionar. Sem ele, entrarias em estado de coma!

 Segundo a Tradicional Medicina Chinesa, e um órgão regido pela energia da madeira.  controla teu sistema nervoso e exerce uma atividade importante sobre teus pensamentos. Quando esta desequilibrado, não consegues te concentrar e nem ter clareza mental. Também te enervas facilmente, ficas instigado às brigas, predisposto à dores de cabeça, na nuca e região lombar... Quando te tornas irado, e agredido pelas toxinas do estresse. Se isso ocorre com frequência, Então, torno-me endurecido e o teu humor cada vez pior.

Além disso, quando envenenado pela raiva, afetara o teu coração, que tornar-se-á impaciente e rancoroso, incapaz de sentir amor, alegria e respeito.E isso, facilmente, pode destruir teus relacionamentos...Entendes agora que precisas buscar a Sabedoria do Viver, para poderes enfrentar os desafios do dia a dia, com inteligência, calma e serenidade?Compreendes a importância de te apaziguares com todas as circunstâncias da tua vida e todos os seres à tua volta?
Alguns sintomas relacionados ao fígado:

Problemas no fígado em geral como Esteatose( gordura no fígado)Hepatite    
Fadiga e perda de resistência , Perda do interesse ou da capacidade para a atividade sexual
Náuseas, , Indigestão, Dores de cabeça, Distúrbio da visão, ATM,  Distúrbios emocionais´, Coceira prolongada e generalizada, Alteração de peso;  Acumulo de substâncias tóxicas no corpo que perturbam o funcionamento do cérebro, Gosto amargo na boca, Icterícia, Síndrome pré-menstrual ,Machas roxas na pele, Doenças do sangue como a anemia, Eritema palmar.Um sintoma freqüente em qualquer tipo de doença hepática é a fadiga ou cansaço fácil. Esta falta de energia acomete pacientes principalmente com hepatite, cirrose e até esteatose hepática. Quanto mais avançada for a lesão no fígado, mais inapetência o paciente sente.   
   
                           Como cuidar  de seu  fígado
Existem uma série de medidas que lhe permitem cuidar melhor do seu fígado.Consumo exagerado de bebidas alcoólicas, hidratos de carbono, gorduras, tabaco.Condimentos  artificiais, enlatados, embutidos.....                  
                         Por outro lado, deve favorecer:Ingestão de frutas e alimentos ricos em vitamina A, C (laranja e morangos) e B12 (leite, fígado e pescado).- a ingestão de carnes magras –  a ingestão de bebidas com baixo teor em açúcares (como os sumos naturais) ou de chás. Todos os vegetais e legumes ....Faça exercício físico regularmente para evitar a obesidade, já que esta pode conduzir a problemas hepáticos.Tratamentos ; Acupuntura e suas técnicas afinsA acupuntura mostrou-se eficaz em ajudar as pessoas com problemas  hepáticos em geral   pode ajudar a normalizar os níveis de enzimas hepáticas.
                                      




Promove  ativação do fígado iniciando-se  a limpeza e desintoxicação e a inflamação por intermédio de pontos de acupuntura  surpreendentes, os resultados já e percebido logo nos primeiros tratamentos. Acredite!

Dúvidas estamos à disposição
                              


     


                             

Indicações de tratamento através da Acupuntura

RUA MARIO, 316 A - ESQUINA RUA AURÉLIA Bairro: Vila Romana, São Paulo. SP  - CEP 05048010 Tel.: 11 3871-0717 – 97575...